Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Artes - Tecnologia usada a favor da arte

Ferramentas tecnológicas e mídias usadas de forma democrática no intuito de promover múltiplas possibilidades de interação e apreciação para as pessoas. É com esta finalidade que a mostra das obras do programa Artes Mídia em Código Aberto, exposta no Museu Universitário de Artes (MUnA) em Uberlândia, espera difundir o uso de elementos eletrônicos em favor da arte.

São dez trabalhos multimídias (vídeos, sons e objetos) realizados por meio de instrumentos de código aberto (softwares livres) e produzidos de forma colaborativa por alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professores e membros da comunidade. As obras foram produzidas com a orientação do grupo Coletivo Estilingue de Belo Horizonte, que ministrou cursos na cidade e mantém propostas de inovação artístico-social.

Segundo o coordenador do programa, professor do Departamento de Artes Visuais da UFU e integrante do Coletivo Estilingue, Gastão da Cunha Frota, na exposição poderão ser vistas projeções de vídeos que estimulam a percepção e experimentação com as imagens, seja de forma introspectiva ou coletiva. “Trabalhamos com a interação no que chamamos de ‘vídeos navegáveis’, onde as pessoas interagem com a obra e exploram seu imaginário subjetivo”, afirmou.

Ainda segundo Gastão, outro ponto importante da mostra é difundir os princípios da cultura livre, por meio da obras que foram criadas em licença de copyleft (uso autorizado, desde que citada a fonte), trocadilho antônimo de copyright, uma forma de usar a legislação de direitos autorais para estimular a reprodução, divulgação e até de modificação de propriedade intelectual com a retirada de diversas barreiras autorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário