Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Artes

11ª edição do Olinda Arte em Toda Parte

Um dos principais eventos de cultura da cidade acontece entre 24/11 e 04/12, dando início às comemorações dos 30 anos de Patrimônio Cultural, além de render homenagem ao artista plástico José Cláudio

A 11° edição do Olinda Arte em Toda Parte volta o olhar para si mesma ao escolher como tema “30 anos de Patrimônio Cultural: a Cidade e a Paisagem“. O evento marca o início das comemorações do título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido à cidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1982. Este ano, uma das maiores mostras coletivas de artes visuais do país, homenageia ainda o artista plástico José Cláudio, um dos mais importantes expoentes da pintura de paisagem no Brasil. O Olinda Arte em Toda Parte é uma realização da Prefeitura de Olinda. “O Olinda Arte em Toda Parte é um dos grandes eventos da agenda cultural da cidade. Nosso esforço é estimular os artistas da cidade e a visitação dos espaços de artes plásticas ao longo do ano”, afirmou o prefeito Renildo Calheiros.

Ao colocar como tema a “pintura de paisagem”, OATP celebra uma das mais expressivas manifestações artísticas praticadas em Olinda, desde Frans Post a Eckhout. Segundo o curador da mostra, o artista plástico Raul Córdula, “o registro da paisagem permitiu o surgimento e amadurecimento de vários artistas que contribuíram para um grande conjunto de obras que nos dá uma visão completa da cidade a partir de suas abordagens particulares.” Nesse sentido, os trabalhos de José Cláudio trouxeram um novo fôlego à prática da pintura de paisagem. Em suas telas estão os registros da dinâmica entre os tipos humanos e o ambiente que os cercam de forma espontânea e livre, rompendo com os elementos formais pictóricos.

Nesta edição, o Olinda Arte em Toda Parte terá a participação de 311 artistas em mais de 70 ateliês espalhados pelas ladeiras. Durante 12 dias, pernambucanos e visitantes encontrarão uma grande galeria de arte, plural, servida em diversas técnicas, estilos e tendências, num banquete sensorial para todos os gostos. A programação também oferece oficinas abertas ao público, exposições, encontros poéticos, exibições de vídeos, varal fotográfico e debates; além de bares, restaurantes, ateliês permanentes, museus, igrejas e espaços criados especialmente para a mostra gratuita.


FONTE: http://www.olinda.pe.gov.br/cultura/11%C2%B0-edicao-do-olinda-arte-em-toda-parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário